Tanto no rebanho quanto na população, a vacinação é um dos métodos mais eficaz na prevenção de doenças. No Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação de determinadas doenças é obrigatória. Continue lendo e confira quais são as vacinas que o gado leiteiro e de corte deve tomar.
*Clique aqui e veja quais são as principais doenças que acometem o rebanho
Importância da vacinação no rebanho
Quando não prevenidas por meio da vacinação, doenças que acometem o gado, além de proliferarem o vírus para outras regiões do país, causam grandes prejuízos ao produtor. Por isso, é fundamental ficar atento ao calendário de vacinas que o Ministério da Agricultura lança anualmente.
*Clique aqui e veja como otimizar a produção do gado leiteiro
Vacinas obrigatórias em bovinos
- Aftosa: a febre aftosa é a doença mais conhecida e temida pelos produtores, pois a incidência no rebanho é alta e as chances de sobrevivência são pequenas.
Os principais sintomas da febre aftosa são:
*Feridas
*Falta de apetite
*Fraqueza
Cada estado possui um calendário próprio de vacinação, mas geralmente ela ocorre no mês de maio e de novembro. Dependendo da região, os bois podem ser vacinados duas vezes ao ano. Por isso, cabe ao produtor ficar atento ao calendário e à incidência da doença em sua região.
- Brucelose: essa doença é caracterizada por uma infecção que causa aborto. A vacina para prevenir essa doença é a B19 e deve ser aplicado nas fêmeas com menos de um ano de vida.
- Raiva: conhecida por também atingir cachorros, a raiva ataca o sistema neurológico do animal, causando sua morte. A vacina contra a doença deve ser aplicada em todo o rebanho a partir do 3º mês de vida.