Assim como o homem, o rebanho bovino está sujeito à várias doenças que podem trazer grandes prejuízos ao produtor. Quando um animal fica doente, sua produtividade é prejudicada. Por isso, os pecuaristas que se dedicam à criação de gado precisam ficar atentos às atitudes dos animais e criar um sistema de controle de doenças.
Se você conhecer os sintomas e as doenças mais comuns que acometem o gado, fica mais fácil identificá-las no início. E é exatamente sobre isso que iremos falar neste texto. Confira!
Sinais de que o animal não está bem
Como já dissemos, manter o rebanho livre de doenças é primordial para o sucesso de sua produção.
Quando se trata da saúde e bem-estar do gado, todo cuidado é pouco. Por isso, você deve prestar atenção em todos os sinais que o animal demonstra. Dentre eles, podemos destacar:
- Dor
- Febre
- Fraqueza
- Perda de peso
- Respiração ofegante
- Queda na produtividade
- Dificuldade de se locomover
- Diminuição do tempo de ruminação
Caso o gado apresente algum desses sintomas, procure um médico veterinário o mais rápido possível.
O que é Mastite?
Muito comum no rebanho leiteiro, essa doença é responsável pela inflamação da glândula mamária e, geralmente, é causada por uma infecção.
O contágio acontece por meio do solo infectado, utensílios, dejetos e água contaminada.
Febre aftosa
Altamente contagiosa, a febre aftosa é uma doença causada por um vírus que causa a redução da produção de leite no rebanho leiteiro, além de diminuir a qualidade da carne.
Doenças que prejudicam o casco do rebanho
As doenças de caso são uma das principais enfermidades que prejudicam o rebanho bovino. Isso porque elas afetam a pele, tecidos subcutâneos, ossos, articulações e ligamentos.
Leptospirose
Causada por uma bactéria que se instala nos rins e no fígado do animal, a leptospirose pode causar destruição das células vermelhas do sangue. O contágio acontece por meio do contato com outro animal, água e alimentos contaminados.
Agora que você conhece as principais doenças que prejudicam a produção do rebanho bovino, não deixe de ficar atento aos sinais que eles apresentam.
Se você deseja otimizar sua produção, adquira os produtos da WM Borrachas! Temos tudo para promover o bem-estar animal e conforto ao seu rebanho. Entre em contato conosco para maiores informações.
Veja mais:
5 aplicativos sobre gado para você otimizar o seu negócio
Como otimizar a produção do gado leiteiro?
Pisos de borracha para frigoríficos, conheça os benefícios