(16) 99251-6290 | (16) 3637-1510 / (16) 3630-5774

Como otimizar a produção do gado leiteiro?

Thumb

Ao contrário do que muitos pensam, o rebanho não atinge 100% de sua performance apenas com água, alimento e descanso. Nesse sentido, o conforto do animal – por muito tempo subestimado – passou a ter relação direta com a produção do gado.

Não há mais dúvidas (e a ciência comprova): animais felizes entregam melhores resultados. E isso se aplica (ainda mais) na produção do gado leiteiro, uma vez que a produção de leite está diretamente ligada ao conforto e bem-estar do animal. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa otimizar a produção do seu gado leiteiro. Confira!

 

Bem-estar animal

Quando sujeito a péssimas condições, com instalações que podem prejudicar sua saúde, o gado leiteiro oferece um período mais curto de produção.
 

Uma superfície escorregadia, por exemplo, pode trazer sérios problemas para a saúde do rebanho e grandes prejuízos ao produtor.

Para você entender melhor, vamos citar um exemplo: em um ambiente escorregadio, as chances do animal sofrer alguma queda são altíssimas e, caso isso aconteça, ele pode fraturar a perna, tendo que ser sacrificado.

Mas não se preocupe, para ambientes escorregadios existe uma solução: o piso de borracha da Wm Borrachas! A seguir, confira as vantagens de se ter pisos de borrachas nos ambientes frequentados pelo rebanho:

 

- São mais higiênicos
Por serem mais porosos e não reterem umidade, os pisos de borracha são fáceis de limpar e desinfetar, além de possuírem uma melhor capacidade de drenagem.

- Tem um excelente isolamento
Com o isolamento, os pisos de borracha diminuem o frio e a umidade, fatores que podem desencadear problemas para a saúde dos animais.

- Oferecem mais conforto
Além de evitarem as quedas, por terem uma superfície antiderrapante, os pisos de borracha também ajudam a prevenir doenças de cascos e problemas nas articulações, que ocorrem quando os animais permanecem muito tempo sobre superfícies rígidas.

 

 

Higiene precária

Ambientes sujos e com muita lama, além de colaborarem com quedas, faz com que o rebanho adquira doenças de parasitas mais facilmente. Por isso, manter um local limpo e higienizado evita mortes por doenças e quedas que prejudicam sua produção.

 

 

Manejo inadequado

O transporte de gado exige alguns cuidados para que os animais não se machuquem ao longo do processo de locomoção.

Ao realizar o embarque do gado, o fazendeiro deve verificar se o local possui o acabamento necessário para o processo. O ambiente deve ser fechado nas laterais e estar no mesmo nível do veículo para carregamento. Assim, o gado não precisa pular para subir, o que evita machucados desnecessários.

Tais cuidados são de extrema importância, pois protegem o animal contra o estresse, impedindo que ele seja pisoteado ou tenha seu corpo comprometido.

 

 

Essas são algumas dicas da Wm Borrachas para você otimizar sua produção. Para conferir mais dicas como essa, acompanhe nosso blog!