(16) 99251-6290 | (16) 3637-1510 / (16) 3630-5774

Cuidados com Transporte de Gado

Thumb

 

O transporte de gado requer alguns cuidados para que os animais não se machuquem ao longo do processo de locomoção para outra fazenda ou frigorífico.

Por isso, algumas dicas de como realizar um carregamento tranquilo e seguro podem ser úteis.

Por exemplo, para efetuar o manejo pré-abate, quando o animal ainda está na propriedade do fazendeiro, é preciso evitar que o gado se estresse. Nesse sentido, o uso de choque elétrico ou aguilhão, por exemplo, deve ser dispensado. Além disso, é ideal que o processo seja feito um dia antes à viagem, para que os animais possam descansar.

De acordo com o veículo utilizado, são transportados de 20 a 40 cabeças por vez. Neste procedimento, bovinos que nunca conviveram entre si devem ser mantidos separados, assim como aqueles que usam chip devem ficar longe daqueles que não utilizam a tecnologia.

Para que tudo seja corretamente organizado, as especificações do transporte devem constar na Guia de Transporte Animal, a qual funciona como um documento de permissão para o deslocamento.

A cada carregamento é necessário um novo GTA, emitido pelos serviços veterinários estaduais, os quais relevam aspectos sanitários do local de saída do animal e de seu futuro destino.

Ao realizar o embarque do gado, o fazendeiro deve verificar se o local possui o acabamento necessário para o processo. O ambiente deve ser fechado nas laterais e estar no mesmo nível do veículo para carregamento, assim os bois não precisam pular para subir, o que evita machucados desnecessários.

Tais cuidados são de extrema importância porque protegem o animal contra o estresse, impedindo que ele seja pisoteado ou tenha seu corpo comprometido, o que poderia causar sua desclassificação e prejuízos ao pecuarista.

Por isso, a qualidade do automóvel que transportará o gado deve ser garantida. A carroceria deve ser bem adaptada, o piso deve ser antiderrapante e,o motorista responsável pelo translado deve ser profissional para que realize o processo com segurança e calma, a fim de que o gado não seja afetado durante o percurso.

A última sugestão é a cerca de viagens muito longas, com duração maior que um dia. Nesses casos, o motorista deverá fazer uma pausa no trajeto a fim de alimentar e dar água ao gado, lembrando que é sempre melhor realizar o transporte em períodos mais frescos do dia.

 

Veja também: 
O mercado do agronegócio em Ribeirão e o transporte de animais
Contran atualiza regras sobre transporte de carga viva
Curiosidades sobre os bovinos