Assim como os humanos, o gado sente calor e sofre com altas temperaturas, tendo (inclusive) sua produção prejudicada. É por isso que todo o esforço para deixá-lo confortável e otimizar seu bem-estar vale a pena para o produtor.
Veja também: Entenda por que o bem-estar animal é fundamental para a produção do gado de corte
Além de instalar pisos de borrachas específicos nos ambientes para evitar que os bois escorreguem, é preciso se atentar às altas temperaturas do verão e queimaduras causadas pelo sol.
Segundo especialistas, se o produtor disponibilizar ventiladores onde o gado fica e promover água fresca o tempo todo, ele consegue evitar que a produtividade caia de 20% a 30%.
Agora você deve estar se perguntando: o que o calor tem a ver com a minha produção? Simples, porque altas temperaturas aumentam a produção de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, e a concentração desse hormônio no organismo dos bois faz com que eles se alimentem menos, o que é bastante prejudicial, já que o gado de corte precisa crescer e se desenvolver para gerar lucros.
Você também pode se interessar por: Vacas usam óculos de realidade virtual para relaxar
Com o gado leiteiro essa situação não é diferente. Para combater o estresse térmico e regular a temperatura do corpo, as vacas apresentam maior sudorese e, com isso, vão perdendo líquidos e sais minerais fundamentais para a produção de leite.
Outra questão que deve ser mencionada é que esse problema também pode atingir o seu gado reprodutor, uma vez que o calor aumenta a temperatura interna dos testículos dos touros, fazendo com que a qualidade e quantidade de sêmen seja reduzida.
Agora que você entendeu que, de fato, o calor prejudica a sua produção, promova bem-estar ao seu rebanho com os produtos da WM Borrachas e evite que eles sofram com as temperaturas elevadas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas, estamos à sua disposição!