Em pleno inverno congelante em Moscou, na Rússia, aonde as temperaturas chegam a -20°C, é possível visualizar vacas usando óculos de realidade virtual. Não, você não leu errado. Vacas usando óculos de realidade virtual, por incrível que pareça, é uma realidade bastante real.
A partir de um comunicado do governo da Rússia, agropecuaristas passaram a investir nesses acessórios para promover o bem-estar ao rebanho e desestressar as vacas. Segundo as autoridades, essas simulações ajudam o gado a ficar mais tranquilo e mais bem-humorado, fazendo com que a produção de leite não caia durante o inverno.
Uma pesquisa da Universidade Wageningen, na Holanda, também mostrou que as condições do ambiente têm um grande impacto na saúde, principalmente, das vacas. Consequentemente, se o ambiente não é agradável aos bichinhos, a produção de leite cai.
Para saber como melhorar a produção do gado leiteiro, clique aqui e confira nossas dicas!
Apesar de curioso, o governo russo não divulgou o que é mostrado nas imagens, mas afirmou que os testes estão sendo executados com sucesso.
Desde 2013, um fazendeiro da região da Sibéria, área mais fria da Rússia, coloca músicas para as vacas ficarem relaxadas. Segundo os especialistas, a música tem um efeito relaxante e, por isso, afeta positivamente na produção de leite.