(16) 99251-6290 | (16) 3637-1510 / (16) 3630-5774

Por que o bem-estar animal é fundamental para a produção do gado de corte?

Thumb

Você sabe o que o termo “bem-estar animal” significa e como ele pode otimizar sua produção?

A qualidade da carne vem sendo uma das principais exigências dos consumidores, principalmente no que diz respeito à origem e o manejo dos animais.

Por isso, se você trabalha com a agropecuária, continue lendo a matéria e descubra o porquê você precisa manter a saúde e o conforto do seu rebanho em dia para vender mais!

 

O que é bem-estar animal?

A qualidade de carne está diretamente ligada a etapas que antecedem o processo industrial. Essas etapas vão desde a genética bovina, passando pelos sistemas de criação, manejo pré-abate até a expedição do produto.

Veja os principais fatores que influenciam o bem-estar animal:

 

- Transporte correto

- Ambiente de espera nos frigoríficos, se conduzidos inadequadamente, geram perda da qualidade final do produto, bem como na rentabilidade da atividade.

- Tombos e quedas

- Desconforto

 

Cuidados com o transporte de gado

O transporte de gado requer alguns cuidados para que os animais não se machuquem ao longo do processo de locomoção para outra fazenda ou frigorífico.

Tais cuidados são de extrema importância, uma vez que protegem o animal contra o estresse, impedindo que ele seja pisoteado ou tenha seu corpo comprometido, o que poderia causar sua desclassificação e prejuízos ao pecuarista.

Por isso, a qualidade do veículo que transportará o gado deve ser garantida. A carroceria deve ser bem adaptada e o piso deve ser antiderrapante.

 

Vantagens do piso de borracha para o bem-estar animal

Um dos meios de garantir o conforto e bem-estar do rebanho é revestir os ambientes que eles ficam com pisos de borracha. Isso porque, eles fornecem boas condições no ambiente, promovendo qualidade na produção. Veja outras vantagens:

 

 - Suculência da carne

Caso o conforto do gado não seja adequado antes do abate, a suculência da carne será prejudicada.

 

- Sabor do leite

Um gado com um local estressante e desconfortável produz, no caso das vacas, um leite com um gosto ruim ou acabam não produzindo conforme a intensidade do estresse que ela está passando.

 

- Tempo de produção

Uma pata quebrada, causada por uma superfície lisa, pode ser responsável pelo sacrifício do gado. Com um piso de borracha adequado para o frigorífico, os acidentes são quase nulos, fazendo com que o tempo de produção se estenda.

 

Essas são algumas dicas da Wm Borrachas para você otimizar sua produção. Para conferir mais dicas como essa, acompanhe nosso blog!