(16) 99251-6290 | (16) 3637-1510 / (16) 3630-5774

Como criar gado de corte?

Thumb

Resumidamente, gado de corte é o conjunto de raças bovinas e, até mesmo, caprinas e ovinas que são destinadas ao abate para produção de carne.

No Brasil, a criação de gado é uma das atividades mais lucrativas e uma excelente opção para quem deseja investir dinheiro.

 

Leia também: Aprenda a otimizar a produção do gado leiteiro

 

No entanto, para fazer parte do universo dos pecuaristas é preciso conhecer a fundo todos os métodos e estratégias que envolvem a criação dos bois, que vão desde a estrutura da fazenda, manejo das pastagens até a administração da propriedade para garantir os lucros na hora do abate.

 

Você também pode se interessar por: Curiosidades inusitadas sobre os bovinos

 

Como criar gado de corte?

Apesar de parecer uma tarefa fácil, é preciso ter cuidado com vários aspectos ao criar qualquer tipo de gado, veja os principais:

 

- Defina a raça que mais atenda às suas expectativas e que esteja adequada à região onde sua propriedade está localizada. As raças bovinas mais utilizadas para corte são: Nelore, Tabapuã, Brahman e Guzerá.

 

- Invista em melhoramento genético no rebanho

 

- Promova bem-estar aos animais. Acredite, ele é fundamental para você obter lucros com sua produção. Clique aqui e descubra como fazer isso.

 

- Contrate um especialista, como um veterinário, para acompanhar o manejo nutricional do rebanho.

 

- Coloque tapetes de borrachas nas instalações da propriedade para evitar que os bois escorreguem e se machuquem.

 

- Faça um planejamento de quanto irá gastar e por quanto irá vender as peças após o abate.