Um alimento comum e tradicional na mesa dos brasileiros, o leite está entre os mais importantes produtos da agropecuária brasileira. Ao longo da história do país, a pecuária leiteira, além de fornecer alimento, é responsável pela geração de renda e de emprego. Por isso, conhecer as raças leiteiras é conhecer um pouco dessa atividade econômica e sua relevância, além de ser uma oportunidade para que o produtor rural inicie a implementação de melhorias em seu rebanho.
De fato, a produção de leite no Brasil tem um grande potencial, contudo ele é ainda pouco explorado e pode até mesmo ser desconhecido para alguns. Embora nossa participação no mercado seja marcada por baixos índices produtivos, esse cenário pode se transformar.
Primeiro, é preciso que haja geração de tecnologias e, em seguida, a implantação dessas nas propriedades. Para que exista essa ponte entre produtores e tecnologias, é preciso que a capacitação chegue até eles, e que ela seja facilitada por meio de técnicos preparados para efetuar esse repasse.
No Brasil, existem centros de referência em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas para o gado de leite, entretanto muitos dados ficam restritos a quem tem acesso às publicações desses estudos. Assim, o não emprego desses recursos pelos produtores é um reflexo, não apenas da falta de iniciativa de muitos deles, mas se deve também à ausência de informação.
Produzir leite no Brasil é uma atividade lucrativa, mas poderia ser mais. A escolha da opção genética para o sistema de produção, por exemplo, é uma tarefa que acrescenta conhecimentos e também ajuda nas decisões do pecuarista.
Além disso, muitas técnicas de manejo são simples e demandam apenas saber o passo a passo, já outras demandam investimentos, muitas vezes pequenos, mas que sempre geram resultados positivos se adequadamente efetuadas. Medir o peso dos bezerros, por exemplo, trata-se de uma ação que não requer gasto financeiro, já outras como o abastecimento alimentar durante os períodos de seca geram alguns gastos.
Sendo assim, tanto para os pecuaristas que desejam melhorar o desempenho do rebanho quanto para aqueles produtores rurais que desejam iniciar sua atuação na pecuária leiteira, a busca por informações é indispensável. Alguns conhecimentos técnicos relacionam-se às características das raças leiteiras e podem ajudar a verificar quais atendem aos sistemas de produção de cada propridedade.
Veja também:
O mercado do agronegócio em Ribeirão e o transporte de animais
Curiosidades sobre os bovinos
Cuidados com transporte de gado