Quem trabalha com pecuária de leite sabe que a sala de ordenha é o principal espaço para a produção das vacas. Ter equipamentos de qualidade, piso de borracha específico para o ambiente e a higiene são fundamentais para garantir um leite de qualidade ao consumidor.
No artigo de hoje, os especialistas da WM Borrachas separaram as principais dicas de como montar uma sala de ordenha simplificada. Para conferir, continue lendo o texto!
Veja também: Como iniciar a criação de gado leiteiro?
Como montar uma sala de ordenha?
De maneira geral, a sala de ordenha precisa atender os seguintes requisitos:
- Ser higienizada periodicamente
- Correto manejo sanitário, inclusive o de esterco
- Ser próxima do pasto
- Ter boa ventilação, principalmente em épocas de altas temperaturas (Clique aqui e entenda por que a produtividade no campo cai quando o rebanho sente calor)
Além disso, é muito importante também pensar no espaço em que a sala de ordenha irá ocupar no seu terreno. A área, além de ser arejado, com ventilação e luz natural, precisa ser montada em um local plano, sem declives e deve ter espaço para a instalação de mais de um bebedouro, dependendo da quantidade de cabeças.
Outra questão de extrema importância e que deve ser abordada neste texto é o bem-estar das vacas. Como já mencionamos em outros posts, o bem-estar animal é fundamental para a produção tanto do gado de leite quanto de corte.
Um dos meios de garantir o conforto e bem-estar do rebanho é revestir os ambientes que eles ficam com pisos de borracha. Isso porque, eles fornecem boas condições no ambiente, promovendo qualidade na produção.
Até porque, como você, produtor, já deve saber, quando o gado se machuca, o prejuízo é enorme.
Gostou das dicas? Para ficar por dentro do universo da pecuária, acesse nosso blog e confira nossos conteúdos ou entre em contato com os especialistas da WM Borrachas!