A qualidade da carne é hoje uma das maiores preocupações do consumidor. A maioria busca por produtos que transmitam confiança quanto à origem e que tenham boas características nutricionais.
Isso quer dizer que a qualidade de carne está diretamente ligada a etapas que antecedem o processo industrial. Mas você sabe quais são essas etapas? Elas vão desde a genética bovina, passando pelos sistemas de criação, manejo pré-abate até a expedição do produto.
O mais importante aqui é ressaltar a importância do bem-estar animal durante o transporte para garantir uma carne macia e suculenta. Como fazer isso? Aqui vão algumas dicas:
1- Transporte os animais com segurança e conforto
Contar com um piso de borracha adequado para o ambiente e situação em que o rebanho se encontra é fundamental para a produção.
Isso porque, além de evitar quedas e escorregões, o piso de borracha promove bem-estar ao gado.
Clique aqui e solicite o seu!
2-Condições dos animais
Não adianta você querer transportar um boi ou vaca que está doente ou com alguma parte do corpo machucada. Isso só irá atrasar a sua produção e, nos casos mais extremos, causar a morte do animal.
3- Embarque e desembarque
Não estressar o rebanho e nem o apressar são dois principais fundamentos que todo e bom produtor deve ter em mente e praticar.
Os espaços para embarque e desembarque devem estar preparados para receber os animais e o caminho precisa estar livre de obstruções. Além disso, é fundamental oferecer água potável ao rebanho antes e depois do transporte.