Se você acompanha nossos artigos sabe o quanto o bem-estar animal influencia a produção do seu rebanho.
E na hora do transporte, isso não é diferente. Não é à toa que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elaborou um guia de boas práticas para o transporte de bovinos há alguns anos.
Pensando nisso e na importância do tema, os especialistas da WM Borrachas reuniram as principais boas práticas no transporte de bovinos. Continue lendo e confira!
Veja também: Produtividade no campo aumenta quando o rebanho não sente calor
Boas práticas no transporte de bovinos
A seguir, confira as três práticas que você deve adotar durante o transporte de bovinos para otimizar sua produção e não ter prejuízos.
1-Piso de borracha para caminhão boiadeiro
Contar com um piso de borracha adequado para o ambiente e situação em que o rebanho se encontra é fundamental para a produção.
Isso porque, além de evitar quedas e escorregões, o piso de borracha promove bem-estar ao gado.
Clique aqui e solicite o seu!
2-Condições dos animais
Não adianta você querer transportar um boi ou vaca que está doente ou com alguma parte do corpo machucada. Isso só irá atrasar a sua produção e, nos casos mais extremos, causar a morte do animal.
3- Embarque e desembarque
Não estressar o rebanho e nem o apressar são dois principais fundamentos que todo e bom produtor deve ter em mente e praticar.
Os espaços para embarque e desembarque devem estar preparados para receber os animais e o caminho precisa estar livre de obstruções. Além disso, é fundamental oferecer água potável ao rebanho antes e depois do transporte.
Gostou das dicas? Para conferir mais como essas, acesse o nosso blog e veja outros artigos sobre o universo bovino.
Você também pode se interessar por: Como otimizar a produção do gado leiteiro?